sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cineclubismo e Educação

"Quanto mais o ouvinte se esquece de si mesmo, mais profundamente se grava nele o que é ouvido"
Walter Benjamim

Nos dias 27 e 28 de junho, representantes do Catatau Cineclube, que funciona todas as terças-feiras no Boteco do Rosário, estiveram presentes no Seminário Cineclubismo, Cinema e Educação que ocorreu no Hotel Morotin. O encontro reuniu cineclubistas e professores da rede municipal de ensino interessados em trabalhar com cineclube e cinema nas escolas.


Vários dos docentes presentes no encontro já desenvolviam  algum tipo de atividade ligada ao audiovisual. Outros aproveitaram para saber como podem criar cineclubes, formar acervo e organizar exibições cineclubísticas em instituições de ensino.  
Também foram exibidos curtas que podem ser utilizados em sala de aula como “A invasão do Alegrete”, "Leonel Pé de Vento” e “Eu não quero voltar sozinho”.

Em foco também os princípios do cineclubismo: atividade sem fins lucrativos - por isso qualquer filme pode ser exibido - estrutura democrática e garantia da diversidade cultural. Além disso, cineclubismo pressupõe debate, reflexão e discussão. 


Gisely Cesconetto, educadora patrimonial do IPHAN de Santa Catarina e diretora adjunta de memória do CNC lembrou que no cineclubismo não há hierarquias, mas sim trabalho coletivo, de integração de toda a comunidade escolar. "O cineclube é o espaço lúdico, é o aprender livre da obrigação". Ela ainda relatou experiências de trabalho com o cineclubismo e ressaltou o quanto as escolas estão acostumadas com o repertório americano de linguagem cinematográfica; por isso a importância de se trabalhar com produções brasileiras.


O desafio de inserir o cinema, especialmente o brasileiro, na escola, como ferramenta pedagógica, de envolver os alunos, de se trabalhar com a linguagem do audiovisual e  fazer os estudantes “aprenderem sem saber” ainda é grande e se constrói aos poucos. Por isso, mesmo com o pouco tempo de duração, o Seminário estimulou o público, integrou experiências e foi espaço importante de conversas e busca de informações.

A iniciativa do Seminário foi do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC). O evento foi  transmitido pela internet, inclusive com intensa participação de internautas.




O cangaço, retratado em vários filmes brasileiros como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” ( 1964) e “Baile Perfumado” (1997) foi homenageado pelo Seminário; artistas caracterizados(foto retirada da página do CNC) divertiram e descontraíram os participantes antes de cada mesa de debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário