terça-feira, 19 de abril de 2011

CineSesc de Rua e Samba Videoreação

Um Cinema na escola. A noite de sexta-feira, dia 15, foi diferente das outras para os alunos do Colégio Manoel Ribas. Devido à possibilidade de chuva, o Projeto CineSesc de Rua realizou sua sessão no auditório da escola, que ficou completamente lotado por estudantes e professores do Maneco, que totalizaram cerca de 400 pessoas. O Macondo Cineclube participou da atividade com a exibição do curta Clínica (Argentina/Brasil, 2010), da diretora Carolina Berger, coordenadora do Núcleo Visceral de Imagens Técnicas do Macondo Coletivo. Carol esteve presente na sessão e apresentou o filme que foi produzido e rodado em Buenos Aires.

A sessão continuou com apresentação do longa Machuca (Chile/Espanha, 2004).  O evento fez parte da programação do projeto CineSesc de Rua, promovido pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, que objetiva ampliar o acesso da comunidade ao cinema por meio de exibições gratuitas e ao ar livre. O SESC já é parceiro do Macondo Coletivo tendo sediado oficinas durante o Festival Macondo Circus, no ano passado.


A exibição de Clínica inaugurou a parceria CineSesc de Rua e Macondo Cineclube com uma proposta de valorização da produção audiovisual independente. Clínica  é inspirado na crônica “Taller de compustura de muñecas” de Roberto Arlt. O documentário de curta-metragem conta a história de Antonio Caró, personagem solitário e um dos últimos representantes de seu ofício: restauração de bonecas.
Fotos: Alessandra Giovanella


Samba, cinema e reação



Também na sexta-feira, o Núcleo Visceral de Imagens Técnicas e o Macondo Cineclube, juntamente com a escola de samba Mocidade Independente das Dores, promoveram a festa “Samba, Cinema e Reação” que ocorreu na sede da escola. Na festa, foi apresentado o “Samba Videoreação”, vídeo que tematiza as diferentes reações humanas ao samba, retratando a interação entre o movimento das pessoas, dos sons e da cidade em um determinado momento. Este momento foi o Grito Bloco, ocorrido no dia 02 de março, com participação da bateria da Mocidade e integrantes do Macondo Coletivo. Durante a passagem do bloco pelas ruas centrais de Santa Maria, as reações do público, bem como a movimentação da bateria, foram gravadas pela equipe do Macondo Coletivo.
A festa ainda contou com apresentação da bateria e porta bandeira da escola.
Fotos: Marcelo Cabala e Silvana Dalmaso





Nenhum comentário:

Postar um comentário