sábado, 13 de agosto de 2011

Hora da diversidade

O Festival de Teatro Independente de Santa Maria (Fetism) terminou e com ele os curtas sobre o tema "teatro". Nesta terça-feira, dia 16, dentro do Ciclo Teatro e Diversidade, começa a exibição dos curtas relacionados ao tema da diversidade pois no dia 28 de agosto ocorre a Parada Livre de Santa Maria.

Nesta terça, a partir das 19h, no Boteco do Rosário, tem exibição dos curtas "Eu não quero voltar sozinho" (SP), de Daniel Ribeiro, e  "Depois da Curva" (PB), de Helton Paulino. Depois da sessão, tem apresentação de videoclipes selecionados por Ronaldo Palma e Leonardo Moreti.

 
Eu Não Quero Voltar Sozinho
Direção: Daniel Ribeiro
2011 - 17 min - São Paulo (SP)
Sinopse: A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.

Curta foi censurado no Acre há dois meses:
No final do mês de maio,o curta-metragem "Eu Não Quero Voltar Sozinho", dirigido pelo cineasta paulistano Daniel Ribeiro, foi censurado pela Assembléia Legislativa do estado do Acre. Na ocasião, uma professora da Escola Armando Nogueira organizou a exibição do filme que faz parte do projeto Cine Educação, em parceria com a Mostra Latino-Americana de Cinema e Direitos Humanos. Trata-se de um programa desenvolvido em parceria entre Cinemateca Brasileira,Via Gutenberg, diversas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e o patrocínio da MAPFRE Seguros. O projeto objetiva a formação do indivíduo a partir da utilização da linguagem cinematográfica para discutir temas pertinentes aos Direitos Humanos no processo pedagógico interdisciplinar. A atividade foi confundida pelos alunos como parte do kit anti-homofobia, que, inclusive, foi vetado pela presidente Dilma Rousseff. Não só houve um descumprimento da constituição federal, mas a total proibição do projeto Cine Educação. Embora a bancada dos religiosos e conservadores tenha feito pressão para a paralisação do programa, houve uma grande mobilização da classe cinematográfica e uma moção do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros contra a censura. O filme pode ser assistido na internet e fez parte Mostra Itinerante do IV For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual que contemplou mais de 100 cineclubes em todos o país.



Depois da Curva Direção: Helton Paulino
2009 - 18 min - Paraíba ( PB )
Sinopse: Paulo é um jovem e iniciante motorista que ao fazer uma viagem a trabalho se depara com uma série de situações que o fará reavaliar seus próprios sentimentos, colocando em xeque até a existência de uma amizade de anos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário