domingo, 31 de julho de 2011

Ciclo de agosto: Teatro e Diversidade

Em agosto, o Macondo Cineclube exibe curtas relacionados a dois importante eventos culturais que ocorrem em Santa Maria: o 4ª Festival de Teatro Independente de Santa Maria ( FETISM ), que inicia no dia 04 se estendendo até o dia 11, e a Parada Livre, que tomará as ruas da cidade no dia 28 de agosto.
Por isso, em agosto, o Ciclo "Teatro e Diversidade" vai apresentar dois curtas e um longa metragem que tematizam as artes cênicas e seis curtas que abordam a diversidade sexual. 
O Ciclo tem início nesta terça-feira, dia 02 com apresentação de "Âmago", Iracema" e "O Papel das Dobras". Todas as sessões começam a partir das 19h, no Boteco do Rosário. Depois da exibição dos filmes, ocorre videodiscotecagem com convidados.

No dia 09, o Macondo Cineclube realiza sessão especial que integra a programação do 4º Festival de Teatro Independente de Santa Maria. O longa "Oficina Perdiz" será exibido no Espaço Cultural Victorio Faccin (TUI), às 19h30.

Ciclo Teatro e Diversidade

Dia 02/08

Âmago
Direção: Antonio Balbino
2008 - 8 min -  GO

Sinopse: Enquanto o artista se prepara para entrar em cena, ele relembra de momentos vividos. Mas o que realmente está sentindo parece ficar somente em seu âmago?

Iracema
Direção: Tony Valentte
2009 - 1:31 - SP

Sinopse: Catadora, Atriz de Teatro e Cinema.
Acervo Claro Curtas (Festival Nacional de Curtíssima Metragem) 


O Papel das Dobras
Direção: Bruno Jorge
2007 - 19 min - SP


Sinopse: Levando uma relação desgastada com seu companheiro ator, um homem tenta manter vivo seu antigo sonho de ser diretor de teatro pagando prostitutas para encenarem.
Acervo Santa Maria Vídeo e Cinema  

Exibição de videoclipes a cargo da atriz e produtora cultural Luise Scherer.



Dia 9/08

Sessão Especial no IV Festival de Teatro Independente de Santa Maria - FETISM
Local: Espaço Cultural Victorio Faccin (TUI)
Duque de Caxias, nº 380
Bairro Rosário - Santa Maria - RS
Hora:  19h30

Oficina Perdiz
Direção: Marcelo Díaz
2006 - 20 min - DF 

Sinopse: Entre os Blocos C e D. Área pública. Brasília-DF. Durante o dia, Perdiz tem uma oficina mecânica. À noite, desde 1969, abre o espaço para a exibição de peças teatrais. Mas, para a prefeitura da cidade, continua irregular.

Acervo: Programadora Brasil





Ciclo: Diversidade


Dia 16/08

Eu Não Quero Voltar Sozinho
Direção: Daniel Ribeiro
2011 - 17 min  


Sinopse: A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.



Nota: No final do mês de maio, o curta-metragem "Eu Não Quero Voltar Sozinho", dirigido pelo cineasta paulistano Daniel Ribeiro, foi censurado pela Assembléia Legislativa do estado do Acre. Na ocasião, uma professora da Escola Armando Nogueira organizou a exibição do filme que faz parte do projeto Cine Educação, em parceria com a Mostra Latino-Americana de Cinema e Direitos Humanos. Trata-se de um programa desenvolvido em parceria entre Cinemateca Brasileira, Via Gutenberg, diversas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e o patrocínio da MAPFRE Seguros. O projeto objetiva a formação do indivíduo a partir da utilização da linguagem cinematográfica para discutir temas pertinentes aos Direitos Humanos no processo pedagógico interdisciplinar. A atividade foi confundida pelos alunos como parte do kit anti-homofobia, que, inclusive, foi vetado pela presidente Dilma Rousseff. Não só houve um descumprimento da constituição federal, mas a total proibição do projeto Cine Educação. 

Embora a bancada dos religiosos e conservadores tenha feito pressão para a paralisação do programa, houve uma grande mobilização da classe cinematográfica e uma moção do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros contra a censura. O filme pode ser assistido na internet e fez parte Mostra Itinerante do IV For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual que contemplou mais de 100 cineclubes em todos o país.

          
Depois da Curva
Direção: Helton Paulino
2009 - 18 min - Paraíba ( PB )



Sinopse: Paulo é um jovem e iniciante motorista que ao fazer uma viagem a trabalho se depara com uma série de situações que o fará reavaliar seus próprios sentimentos, colocando em xeque até a existência de uma amizade de anos.

Acervo: A MÁQUINA VIROU - Curtas-metragens Paraibanos com temática homossexual

 

Batalha de VJ’s Ronaldo Braga X Leo Moretti


Dia 23/08:
Amanda e Monick
Direção: André Costa
2008 - 18 min - Paraíba ( PB ) 

Sinopse: Dois travestis vivem realidades diferentes. Amanda é professora de história. Com olhar confiante, conquistou o respeito dos alunos. A base dessa auto-afirmação está no pai, que sempre deu apoio irrestrito. Monick aparenta ter uma realidade familiar diferente. Assumida desde os 17 anos, trabalha como prostituta em Santa Cruz do Capibaribe (Pernambuco). É na sala de aula que a trajetória de professor e aluno se cruzam. Por detalhes de criação e convivência social, histórias parecidas podem tomar rumos diferentes.


Acervo: A MÁQUINA VIROU - Curtas-metragens Paraibanos com temática homossexual


Não Gosto dos Meninos
Direção: Andre Matarazzo e Gustavo Ferri
2011 - 18 min - Brasil

Sinopse: Histórias que gostaríamos de ter visto antes. Inspirado no projeto internacional "It Gets Better".
 


Batalha de VJs Elias Maroso X Pablo Canalles


Dia 30/08:

Homens
Direção: Bertrand Lira e Lucia Caus
2008 - 21 min - Paraíba ( PB ) 

Sinopse: Histórias de coragem revelam desencontros e alegrias vividos por homossexuais em pequenas cidades do Nordeste do Brasil.
Acervo: A MÁQUINA VIROU - Curtas-metragens Paraibanos com temática homossexual


Aquele que deus não criou
Direção: Christiano Gomez
2008 - 11 min - RS

Sinopse: A personagem, uma travesti, conta seus dramas, suas culpas, sua história de glamour e tragédia.


Batalha de VJs Raul Dotto X Rômulo Schultz

-
Toda Terça 19 h
Rua Do Rosário n 400 
Santa Maria - RS 





Nenhum comentário:

Postar um comentário