domingo, 3 de julho de 2011

Cinema, Boteco e Rock'n'roll!


Nesse mês de julho o Macondo Cineclube preparou quatro sessões de curtas-metragens que não só tem relação direta com o mês do Rock, dado pelo dia 13, mas que propõem também a exibição de videoclipes com convidados em todas as terças-feiras. O Rock'n'roll cada vez mais valorizado pelas diferentes vertentes, misturas e hibridismos.

Ainda no dia 22, o Macondo Cineclube e o Macondo Coletivo estão preparando uma festa com projeções e discotecagem rock no Boteco do Rosário. E no dia 30 teremos a III Noite Fora do Eixo, com Yanto Laitano no Bar Macondo Lugar


Dia 05

O Encontro Mágico do Palhaço com a Música (RS, 2010, 13’)

Sinopse: Documentário sobre a Bandinha Di Dá Dó produzido na disciplina de Jornalismo experimental em Televisão da Unisinos - 2010/2.

Direção: André Carvalho
Roteiro: André Carvalho e Rosanna Ramos
Produção: Juliana Brião
Assistente De Direção E Produçâo: Patrícia Carvalho
Edição: Ricardo Zauza


 

Repolho - Musica Sem Parar (SC, 2004, 26′)

Sinopse: Partindo de depoimentos de membros da banda Repolho, produtores, parceiros, críticos musicais e de pessoas que escutam a banda pela primeira vez, esse documentário tenta apresentar e manter o imaginário constituído em torno do grupo em seus vários anos de estrada.

Direção: Silvia Biehl



#Exibição de videoclipes à cargo dos integrantes do Centro Multimídia do Macondo Coletivo: Silvana Dalmaso, Rodrigo "Kareka" Ricordi e Gabriela Belnhak.





Próximas exibições:

Dia 12

Entreacordes (SP, 2010, 22’)

Sinopse: A guitarra vista de uma ótica diferente, a do próprio instrumento. O grande objetivo de Entreacordes não é mostrar os guitarristas e suas influências, e sim apresentar o instrumento e sua expressividade singular, bem como sua contribuição à música moderna e sua sonoridade nos diversos estilos musicais.

Direção: Felipe Ventura
Roteiro: Daniela Santos
Produção: Felipe Ventura/ Marcelo Cañada
Fotografia: Felipe Ventura
Som direto: Marcelo Cañada
Montagem: Felipe Ventura/ Marcelo Cañada

Unser Mann in Nirwana / Our man in Nirvana (Alemanha, 2005, 11’)

Sinopse: John, um famoso rock star, morre em um acidente durante um show. Curta em animação.

Direção: Jan Koester


#Exibição de videoclipes escolhidos por Patric Chagas.
 
Dia 19

Abril pro Rock - Fora do Eixo (PE, 2008, 21’)

Sinopse: Faz um balanço sobre os 16 anos de história do Abril Pro Rock, um dos maiores festivais da música independente do Brasil. Para contar essa história foram entrevistados artistas conhecidos da cena nacional, críticos de música, produtores culturais e fãs que acompanharam toda essa trajetória.

Direção: Ricardo Amoêdo, Everson Teixeira e Júlio Neto
Produção: Ricardo Amoêdo, Everson Teixeira e Júlio Neto

O Rock Sergipano: Esse Ilustre Desconhecido (CE, 2004, 19’)

Sinopse: Vídeo feito a partir do Projeto Experimental de conclusão de Curso de Comunicação Social dos alunos Werden Tavares e Hans Hagenbeck. O vídeo tem influencias de documentaristas como Eduardo Coutinho e do Cinema Novo, e tenta ser uma nota introdutória a quem quer saber um pouco mais sobre o cenário de rock and roll nacional e em especial o sergipano. Como o próprio nome já diz, o ´ilustre desconhecido´ traz o rock sergipano contado por quem mais entende dele, seus músicos, fãs entre outros amantes dos eternos clássicos do estilo. Há um acervo de imagens inéditas ao público, assim como entrevistas gravadas com excelente qualidade de som e imagem.

Direção: Werden Tavares
Tipo: Documentário
Formato: Vídeo (DV)
Origem: Brasil (SE)
Cor / PB: cor/pb

 

#Videoclipes escolhidos por Ana Bittencourt.
 
Dia 26

O Homem-banda (4 min, RJ, 2001)

Sinopse: Sonambulante, o Homem-Banda é uma criação musical do compositor Tato Taborda e do tecnólogo Alexandre do Valle.
Concebido como uma recriação dos Homens-Banda dos circos, reúne 50 diferentes fontes sonoras acústicas, eletroacústicas, mecânicas e manuais dispostas numa estrutura metálica com amplificação e energia próprias.

Empresa Produtora: Sudoeste e Vicente Duque Estrada
Direção: Vicente Duque Estrada
Produção: Vicente Duque Estrada
Fotografia: Vicente Duque Estrada
Som direto: Vicente Duque Estrada
Montagem: Márcio Oliveira e Igor Cabral
Trilha Sonora Original: Tato Taborda

Flashes da 1ª Turnê Norte-Americana - Marcelo Fruet & Os Cozinheiros (RS, 2011, 36’)

Sinopse: Documnetário sobre a 1ª turnê da banda Fruet & Os Cozinheiros pelo sul dos EUA. O video cobre uma viagem de van pelo país, no ano de 2008 passando por diversos lugares entre Atlanta (GA) e Austin (TX), seguindo em direção ao SXSW (South by SouthWest Music Festival).

Na turnê, foi apresentado um show, contendo dois momentos distintos:
1) Show-workshop histórico e cultural, abordando a formação da identidade nacional e regional no Brasil, tendo a parte educativa ministrada pelo PHD em história Dr. Fabrício Prado e a parte sonora ilustrada pela banda Fruet & Os Cozinheiros (nesse momento composta apenas por Nicola Spolidoro, Leonardo Brawl e André Lucciano e Marcelo Fruet), juntamente com o cozinheiro honorário, o percussionista João Marcelo Selhane.
2) Show autoral contendo a obra do grupo como ponto central.


#Atílio Alencar é o nosso convidado para exibir videoclipes.

MACONDO CINECLUBE
Sempre às Terças
Boteco do Rosário - Rua do Rosário, nº 400
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário