domingo, 13 de fevereiro de 2011

I MOSTRA DE CINEMA NA COHAB FERNANDO FERRARI

I MOSTRA DE CINEMA NA COHAB FERNANDO FERRARI


Os alunos do curso de História-UFSM e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID irão promover a I Mostra de Cinema na COHAB Fernando Ferrari.

A idéia surgiu principalmente pelo fato dos bolsistas estarem inseridos na comunidade desde abril de 2010, através do projeto PIBID, realizando Oficinas que problematizam o ensino de História, buscando abordagens diferenciadas de variados temas a partir da realidade dos estudantes da Escola Edna May Cardoso, situado na mesma COHAB. A escola também participa do Programa Escola Aberta, disponível à comunidade nos finais de semana, espaço em que os bolsistas desenvolvem atividades para toda a comunidade.

Porém, no período das férias, o programa não funciona, ficando a comunidade sem essa opção de lazer. Nesse sentido,  o ciclo pretende oportunizar um  lazer em local público e coletivo para os moradores daquela região, além propor de forma educativa a abordagem de diversos temas conforme o filme exibido.

O mostra tem o apoio do Macondo Cineclube (ala cineclubista do Macondo Coletivo) que faz parte do Clube de Cinema Fora do Eixo, composto pelos diversos  cineclubes e agentes ligados ao audiovisual do Circuito Fora do Eixo e também foi contemplado com um convênio direto junto ao projeto Cine Mais Cultura (MinC).

 A frente audiovisual do Circuito Fora do Eixo vem investindo em inúmeras ações que envolvem distribuição, circulação, sustentabilidade e acesso. Entre outras coisas possui uma plataforma de distribuição de filmes a DF5 - Distribuidora de Filmes Fora do Eixo, que disponibiliza seu acervo para download e exibições não comerciais cineclubistas, divulgando também indicadores de público, o que contribui para o mapeamento das atividades realizadas em todo o país. O acervo da Df5 está sempre em crescimento e aberto para que realizadores possam contribuir, com vídeos que vão do experimental ao documentário, passando também pela produção de clipes.

À tarde serão projetados curtas e longas-metragens voltados para o público infantil e adolescente.  A atividade iniciará às 15 horas, no Centro Comunitário da COHAB.

À noite, o ciclo será realizado na Praça da COHAB, no horário das 19 horas, tendo como público alvo os moradores em geral da Fernando Ferrari.

Contamos ainda com a apresentação da peça "Maria Metade"  na noite de 17 de fevereiro.


O QUE: Ciclo de Cinema na COHAB Fernando Ferrari
ONDE: Centro Comunitário / AC FF (Associação Comunitária Fernando Ferrari)
Rua Luiz Petry ( Sem Nùmero )
Praça Central da COHAB Fernando Ferrari
QUANDO: 16 /17/ 23 e 24 de Fevereiro

Contatos
55 8411 4303 ( Priscila Peixoto ) PIBID

55 9121 7445  ( Marcelo Cabala ) Macondo Cineclub
e

Programação

16/02 - Quarta - Feira -  15 h
No Centro Comunitário

Filmes com abordagem ambientalista

Das quinzenas às coisinhas
18 min - 2007 - Documentário
Direção: Renan Nunes Paz e Simone Lira da Silva
Santa Maria/RS

A partir do cotidiano dos integrantes da "ASMAR" (Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis, de Santa Maria) o documentário se propõe a explorar o significado ou a visão que eles tinham sobre o trabalho que realizavam. O projeto foi realizado por alunos dos cursos de Ciências Sociais e Desenho Industrial da UFSM. Em 2008 no 7° Santa Maria Vídeo e Cinema o "Das Quinzenas às Coisinhas" recebeu o Prêmio CESMA - troféu Lanterninha Aurélio em reconhecimento a temática social e desenvolvimento humano.




A viagem de chihiro
Direção: Hayao Miyazak - Japão - 2001 - 122 min - Longa

Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber através de seus pais que estarão mudando de cidade ela fica furiosa, sem fazer nenhum esforço para esconder sua raiva. Em meio a lembranças de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade onde irão morar, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma estranha estátua.

Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. Apesar dos pedidos para voltarem ao carro, Chihiro acaba seguindo junto com eles para descobrir que ele leva a um mundo aparentemente deserto, onde existe uma cidade sem nenhum habitante. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível em uma das casas, enquanto que a própria Chihiro decide explorar um pouco a cidade. Entretanto, logo ela encontra com Haku, um garoto que lhe diz para ir embora da cidade o mais rápido possível. Ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos, enquanto que misteriosos seres começam a surgir do nada. É o início da jornada de Chihiro em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.





16/02 - Quarta - Feira - 20h
Na Praça

Ilha das Flores
Direção: Jorge Furtado - Brasil ( Poa ) - 1988 - 13 min 

Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo.

Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.



Saneamento básico
Direção: Jorge Furtado - Brasil ( Poa ) 2007 112 min – Longa

Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano.

Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.



17/02 - Quinta - Feira -  15 h
No Centro Comunitário

Filmes com abordagem sobre  Gênero e  preconceito

Mulher vídeo
9min  - 2010 - animação

A princesa e o sapo
Direção: Ron Clements, John Musker - EUA - 2009 - 97 min - Longa

Tiana (Anika Noni Rose) é uma bela jovem que vive em Nova Orleans. Desde criança ela sonha em ter um restaurante próprio, o que faz com que tenha dois empregos e junte o máximo de dinheiro possível. Para conseguir a quantia necessária para que possa enfim alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff (Jennifer Cody), sua amiga de infância. Charlotte deseja conquistar o príncipe Naveen (Bruno Campos), que acaba de chegar à cidade. Entretanto, um incidente faz com que Tiana troque de roupa e, no quarto de Charlotte, use um de seus vestidos.


É quando surge um sapo, anunciando ser um príncipe e pedindo a Tiana que lhe conceda um beijo, para que o feitiço nele aplicado seja quebrado. De início Tiana acha a ideia repugnante, mas aceita ao receber a promessa do príncipe de que conseguirá para ela a quantia necessária para concretizar o aluguel. Só que, ao beijá-lo, ao invés dele se tornar humano novamente, é Tiana quem se transforma em sapo.





17/02 - Quinta - Feira - 19:30
*Teatro:  Apresentação da peça “Maria Metade”

Criação e atuação: Daiani Cezimbra Brum
Orientação: Gabriela Santos
Sonoplastia: Daiani Brum
Duração: 45 minutos

Maria Metade” trata-se da livre adaptação do conto “Olhos dos Mortos” de Mia Couto. Ao conto somam-se depoimentos, reportagens e textos literários que igualmente permeiam uma temática recorrente na história da humanidade, a violência contra a mulher. Através da figura de Maria Metade expõe-se o universo de impotência vivenciado por tantas gerações de Marias que “fecham as feridas no escuro íntimo do lar”, de Marias “desfocadas, esquecidas”, daquelas que nunca foram senhoras nem donas, que nunca passaram de “meios caminhos, meias desculpas e meias verdades”, de Marias metade.
 

    20:30 Na Praça 
    Onde Acaba a Praia
    Direção: Thiago Pedroso
    14 min - 2010 - Ficção
    Gravado em Fortaleza - CE Finalizado em São Carlos - SP

A Dona da História
Direção: Daniel Filho - Brasil - 2004 - 90 min - Longa

Rio de Janeiro, 1968. Quando tinha 18 anos Carolina (Débora Falabella) conhece o grande amor da sua vida, Luís Cláudio (Rodrigo Santoro), seu primeiro e único namorado, com quem se casa.
Quando ela tinha 55 anos, com os quatro filhos já crescidos, eles pretendem vender o apartamento em que vivem, morar num apart-hotel e viajar. Por ele a viagem dos sonhos seria Cuba, mas ela sempre quis conhecer Paris. No decorrer da venda do imóvel acontecem pequenos conflitos, pois Carolina (Marieta Severo) passa a crer que o amor que tinham um pelo outro acabara e propõe a Luís (Antônio Fagundes) terminarem o casamento. Ele, por sua vez, retruca dizendo que é mais uma discussão passageira. O imóvel é vendido.

Os dois pegam o elevador do prédio e, antes de cada um ir para um canto, Luís insiste que deveriam viajar e entrega a Carolina uma passagem aérea, que ela não dá importância. Ela vai tomar um banho e então começa um grande momento de reflexão, no qual "se encontra" com a jovem Carolina, ou seja, ela mesma, e começa a pensar como teria sido sua vida se, no dia que Luís a pediu em casamento, ela tivesse dito não.

Através de um confronto e diálogo com a jovem que foi aos 18 anos, ela revive os sonhos do passado e as possibilidades de ter seguido outros rumos e conhecido outros amores. Na maturidade Carolina viverá plenamente o privilégio de rever a sua própria história e se reencontrar no que foi, no que não foi e no que poderia ter sido, ao lado ou longe do grande amor de sua vida.


                                                          
23/02 - Quarta – Feira 15 h
No Centro Comunitário

Zip
2005 - Animação - 07 min
Direção: Tábata Gerbase
São Carlos/São Paulo

Zip era grande demais e nao tinha dinheiro. Agora que é pequetito, que houve com ele?

As aventuras de Azur e Asmar
Direção: Michel Ocelot  - França - 2006 - 99 min - Longa 

Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Azur é loiro e tem olhos azuis, além de ser filho de um nobre. Já Asmar tem olhos e cabelos pretos, sendo filho de Jenane, ama-de-leite que cuida de Azur. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.

                               


23/02 - Quarta – Feira 19h
Na Praça

Brô Mc’s

2010 - Documentário - 09 min
Realização: Pontão de cultura Guaicuru
Aldeias Jaguapiru e Bororô, Dourados/MS

O dia a dia dos índios guarani rappers. Seu contexto e suas músicas.
Filme produzido durante a oficina de cinema do projeto Ava Marandu – “Os Guarani convidam”.


  
Narradores de Javé
Direção: Eliane Caffé - Brasil - 2003 - 100 min - Longa

Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

                     
24/02 - Quinta – Feira 
15h no Centro Comunitário

Sorria, Você Está Sendo Filmado
Roteiro e Direção: Eduardo Santos
Belo Horizonte/MG - 03'20'' - 2005 - animação

Uma sacola de frutas. Uma maleta. Um dia comum numa cidade grande. Mas cuidado! Você pode estar sendo filmado.

A noiva cadáver – 78 min – Longa
Direção: Tim Burton / Mike Johnson - EUA - 2005 - 78 min - Longa

Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.



24/02 - Quinta - Feira - 19h

Na Praça 

“No doy más” – Proyecto Gomez
 07’58’’ - 2010  - video clipe

Video clipe da música “No doy más” – Proyecto Gomez produzido nas Oficinas de Produção Audiovisual Experimental “Faça você mesmo I e II”. O músico Rodrigo Gomez é inserido numa realidade cotidiana de letárgica hipnose. O videoclipe é uma obra de fronteira com a videoarte e busca trabalhar uma estética do cotidiano através da utilização de câmeras pessoais de fotografia, video e celulares. 2010.
 


Trem da Vida
Direção: Radu Mihaileanu - Francês -  1998 - 103 min - Longa

Em 1941, um vilarejo na Europa Ocidental recebe o alerta de que os nazistas estão chegando para deportar todos os judeus. Quem dá a notícia é Schlomo, o bobo da aldeia, que é o único capaz de sugerir uma saída: os próprios habitantes irão forjar um trem nazista, interpretando eles mesmos os alemães, os maquinistas e os deportados.

Antes da chegada dos verdadeiros nazistas, o trem parte com destino à Terra Prometida. Tudo vai conforme planejado, exceto pelo fato de que as encenações começam a ficar cada vez mais realistas. Os nazistas se tornam mais autoritários; os deportados começam a tramar uma rebelião contra seus falsos algozes, e outros se declaram comunistas, querendo lutar contra os fascistas, os burgueses e os imperialistas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário