domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sessão de videoclipes no Macondo Cineclube anuncia o Grito Rock 2011

A dez dias do Grito Rock, maior festival em rede da América Latina organizado pelo Circuito Fora do Eixo, o Macondo Cineclube entra na programação deste evento que além de Rock apresenta também  Artes Visuais, Teatro e Audiovisual, característica já conhecida dos eventos realizados pelo Macondo Coletivo , responsável pelo Grito em Santa Maria.

Neste dia o Macondo Cineclube mostra um pouco da importância da arte audiovisual enquanto imagem potencialmente criadora de significados para a música e seu contexto. Os vídeoclipes escolhidos pela curadoria trazem produções locais como o clipe da Banda Rinoceronte, Anda no Ar (Menção Honrosa pelo Incentivo a Produção Independente no SMVC - Santa Maria Vídeo e Cinema 2010) e com lançamento também na MTV Brasil; vídeoclipe de bandas participantes do Grito Rock Santa Maria, como Os Efervescentes, Tapete Persa e Marujo Cogumelo; produções que fazem parte do acervo da Df5 - distribuidora de Filmes Fora do Eixo, como o clipe da Macaco Bong e mais duas produções argentinas realizadas pelo Projecto Gomez Casa. Fecham a sessão musical o lançamento em rede do vídeoclipe "Um Brinde"  do Grupo Inquérito, grupo de Rap de SP e o Clipe oficial da música "Um Rei e O Zé" da banda porto-alegrense Apanhador Só, lançado este mês.

Macondo Cineclube Pré-Grito Rock 
01/03/2011
20h- Boteco do Rosário


Videoclipes que serão exibidos:
Macaco Bong  _  Vamodahmaisuma  (07:53)
Realização e edição: Thaïs Dahas
Cuiabá/ MT


Cabocrioulo _  Ar Mais Puro  (04:43)
Roteiro e Produção: Banda Cabocrioulo e Coletivo Difusão
Direção: Coletivo Difusão
Manaus - Amazonas


Rhox _ Erga a Cabeça  (04:07)
Vídeo realizado na SEDA – Semana do Audiovisual Cuiabá pelos alunos da oficina de realização audiovisual 2009
Direção: Coletiva
Cuiabá/ MT
www.filmesparabailar.com/distribuidora/2010/10/rhox-erga-a-cabeca



Coreografia do avesso (04:05)
Direção: Keila Serruya
Coletivo Difusão
Foco principal o figurino das personagens, ou na verdade o look dos modelos.
Usando músicas sobreposta, e transformando isso em uma quase anti-música.


Rinoceronte _ Anda no Ar (03:40)
2010 - Santa Maria - RS
Direção: Ariane Nogueira


Katia Dotto _ Rua de Tras  (03:04)
Ao Vivo no Cinematheque - RJ
Direção:Ana Cecilia

Proyecto Gomez Casa _ De chiquitito (05:32)
Buenos Aires - Argentina

Proyecto Gomez Casa _ Rockero  (04:17)
Buenos Aires - Argentina


Os Efervescentes _ Volte Logo  (03:31)
Poa - RS
Algumas taças, uma bela quantidade de vinho, uma câmera e uns cigarros ajudaram a criar o que vocês estão prestes a ver, Os Efervescentes no Jardim. Uma produção de Os Efervescentes.


Os Efervescentes _ Escute Minha Canção (03:29)
Direção: Pedro Maron
Poa - RS


Tapete Persa _ Não Tenha Medo (02:26)
Poa - RS


Marujo Cogumelo _ Nova Manhã  (06:12)
Chapecó - SC


Apanhador Só _ Um Rei e O Zé  (05:19) - Lançamento
Clipe oficial da música "Um Rei e O Zé" da banda porto-alegrense Apanhador Só. Produzido pela Sofá Verde Filmes.


Grupo Inquérito _ Um Brinde  (03:20) - Lançamento


Videoclipe do grupo Inquérito vira campanha mundial contra alcoolismo

Rap feito no Brasil passa a fronteira europeia, ganha emissora na Inglaterra e exibição em mais quatro países
Pensando em fazer Mudança –  título do terceiro álbum – o grupo Inquérito lançou, no dia 18/02, o videoclipe Um Brinde, da música de mesmo nome e o que seria apenas um lançamento de audiovisual para entretenimento transformou-se numa  campanha com o alcoolismo.

Passando pela indústria da cana-de-açúcar, os senhores de engenho, os problemas sociais decorrentes da substância como bebida, ambientais por conta do combustível e da degradação geral em nome do lucro, o grupo tece versos que duram três minutos e apresentam filmagens numa usina de cana no interior de São Paulo, num pátio de carros batidos e em bares.

A pouco dias para o início do carnaval, período em que as pessoas costumam ingerir doses excessivas de bebidas alcoólicas e é, justamente, nesses dias em que a Organização Mundial da Saúde divulga dados assustadores sobre alcoolismo.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, em conseqüência do consumo de álcool. Para se ter uma idéia da gravidade da situação, a OMS considera que o álcool mata mais que a AIDS e a violência.

A solução determinada pela OMS é a maior divulgação dos problemas causados pelo uso exagerado de bebidas alcoólicas. E é exatamente isso que o Grupo Inquérito tem feito: levar informação.

Com mais de 120 pontos de exibição em todo país, de norte a sul, e cinco pontos no exterior, nos países: Guiné Bissau, Cuba, Estados Unidos, Portugal e Londres, o grupo faz a própria campanha, que se tornou mundial por meio da divulgação via internet.

Entre estas exibições, o destaque fica por conta da capital inglesa, onde o clipe será exibido numa TV local, por intermédio do MC Donedman, que estabeleceu um contato pela internet e se interessou pelo trabalho.  De acordo com ele, o trabalho do grupo Inquérito tem potencial para o exterior do Brasil e ele se dispôs a levá-lo a TV. “É importante esse intercâmbio. Eu trago o trabalho do Inquérito para Londres e através deles, levo meu trabalho ao Brasil, assim, promovemos a difusão do hip-hop sem fronteiras”, pontua.

O grupo Inquérito comemora a conquista, de poder ter o trabalho exibido num outro país, por meio de uma emissora de televisão.

Para o MC e compositor Renan Inquérito, o material é uma forma de falar a todas as pessoas sobre os problemas relacionados ao álcool e a época é propícia. “Estamos num período pré-carnaval e buscamos reduzir os índices apresentados nas estatísticas. O vídeo tem três minutos, neste período, segundo a Organização Mundial de Saúde, 14 pessoas morrem, no mundo, vítimas do álcool de alguma forma e os problemas envolvendo o álcool atingem várias esferas como saúde, violência, educação, economia, etc. O Inquérito quer fazer mudança e estamos conseguindo”, frisa.

Desta maneira, o videoclipe dirigido por Vras77 quebra barreiras e invade fronteiras, levando o rap brasileiro a outros centros, o que marca mais uma etapa da trajetória do grupo que está na ativa desde 1999 e já foi premiado duas vezes no Hutúz com trabalhos dos dois primeiros discos Mais Loco que u Barato (2005) e Um segundo é pouco (2008).

As exibições vão acontecer em todas as regiões do país.
  

Inquerito Um Brinde - MP3 

  Fotos Márcio Salata _ Assessoria de Comunicação do Grupo Inquérito






MACONDO CINECLUBE

Sempre às Terças 20h
Boteco do Rosário - Rua do Rosário n 400
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário