10ª Mostra do Filme Livre / MFL 2011
Curando, mostrando e pensando Filmes Livres 
*A  Mostra do Filme Livre, patrocinada pelo Banco do Brasil desde 2002  e considerado um dos eventos audiovisuais mais democráticos do  Brasil, chega à sua décima edição em março de 2011 nos CCBBs do Rio de  Janeiro e (pela primeira vez) em São Paulo  e chega também no Rio Grande  Do Sul , a única cidade a receber esse material é Santa Maria através  do Macondo Cineclube ( ala cineclubista do Macondo Coletivo  ) dessa forma todo os curtas e docs estão disponíveis a outros  cineclubes de Santa Maria e do estado , se você que tem cineclube tiver  interesse nesse material é só nos contatar ( macondocineclube@gmail.com ) 
*Evento experimental, moldado  a cada edição pelos filmes que exibe e pensa, a MFL é a pioneira na  aceitação de filmes de todos os formatos, gêneros, anos e durações,  assim como na exibição regular destes filmes conjuntamente na mesma  sessão. Outro mote da MFL é o foco na exibição de filmes independentes,  feitos sem apoio estatal.
Para  2011 está prevista a exibição de cerca de 300 filmes de todo o Brasil,  O principal objetivo da MFL é a exibição de filmes livres e a  multiplicação de olhares mais atentos ao que se tem feito  audiovisualmente no mundo "agora".  Por isso exibe filmes feitos em  todos os suportes (VHS, Beta, Minidv, HD, 35mm, 16mm, entre outros),  formatos (curtas, médias e longas-metragens), de todos os gêneros  (ficção, documentário, animação e experimental) e feitos em qualquer  época. É um tipo de mostra única no Brasil, já que não faz restrições de  espécie alguma com relação às obras a serem inscritas. E a cada ano a  curadoria define os filmes que possuem maior diferencial para serem  mostrados ao povo. A curadoria da MFL 2011 foi de Chico Serra, Gabriel  Sanna, Guiwhi Santos, Juliano Gomes, Marcelo Ikeda e Raphael Fonseca.  Com panoramas e retrospectivas.
Ao  longo de seus 10 anos já foram homenageados na MFL os cineastas  Fernando Spencer (PE), Eliseu Visconti, Luiz Rosemberg Filho, Andrea  Tonacci (SP), Helena Ignez, Joel Pizzini e Sergio Ricardo, além de uma  sessão especial do documentarista holandês Johan Van Der Kueken, em  2005. As produtoras, ações e/ou coletivos/movimentos já destacados  foram: Mosquito (MG), PEPA, RAÇA Filmes, A Organização, Canibal  Filmes(SC), Circuito ASCINE de Cineclubes (RJ), Feijoada ABDEC-RJ, Angu  TV, CMI, Curta o Curta, Nem só o que anda é móvel (MG), A produtora  (MG), Tv Morrinho, Paulo Halm, Plus Ultra, Lançamento do Guia dos  Festivais, Godot Quincas, Philippe Barcinski (SP) Cinema de Poesia,  Cavídeo, Arquivo Nacional, Cinema Sensível (PR), CTAV, Eduardo Nunes,  Petter Baiestorf (SC), Cérbero, Camilo Cavalcante (PE)  e Nilson  Primitivo. 
Em 2011 a MFL fará uma grande retrospectiva com os destaques de todas as edições.
Até hoje a MFL exibiu 2.300 filmes para um público superior a 33.000 pessoas. Em 2011 a expectativa é atingir 8 mil pessoas  nas sessões no Rio de Janeiro, São Paulo, nos cineclubes parceiros e  nas atividades paralelas. Uma seleção, com cerca de 150 títulos, entre  curtas e longas, será exibida nas salas de cinema e vídeo dos espaços  que sediarão o evento. Outras informações, vídeos, fotos e toda a  programação das edições anteriores estão no site www.mostralivre.com . Centenas de vídeos relativos também estão em nosso canal no YT em http://www.youtube.com/ mostradofilmelivre .
A MFL é gratuita e faz parte do Fórum dos Festivais - www.forumdosfestivais.com.br
Parcerias:  Distribuidora Curta o Curta - www.curtaocurta.com.br  , ASCINE-RJ e  FAIA - Festival de Atibaia - Internacional do Audiovisual - www. festivaldeatibaia.com.br
www.mostralivre.com
Programação do Macondo Cineclube na MFL 2011
15 de março
Contagem
MG - 2010 - 18 Min
Direção: Gabriel Martins e Maurílio Martins
Um acontecimento, 4 pessoas e a cidade de Contagem.
Áurea 
RJ - 2010 - 16 Min
Direção: Zeca Ferreira
Nascida no Rio de Janeiro, a cantora Áurea Martins iniciou sua carreira artística na década de 60. Ao longo desses anos, Áurea tem se apresentado em casas noturnas, participou de festivais e dos songbooks Tom Jobim (Se é Por Falta de Adeus) e Chico Buarque (Atrás da Porta), além de outros Cds, como Ivor Lancellotti (Quando Essa Paixão Me Dominar), A Lua e o Conhaque, de Délcio Carvalho (Melancolia), entre outros. Em 2003, lançou Áurea Martins, seu primeiro CD.
RJ - 2010 - 16 Min
Direção: Zeca Ferreira
Nascida no Rio de Janeiro, a cantora Áurea Martins iniciou sua carreira artística na década de 60. Ao longo desses anos, Áurea tem se apresentado em casas noturnas, participou de festivais e dos songbooks Tom Jobim (Se é Por Falta de Adeus) e Chico Buarque (Atrás da Porta), além de outros Cds, como Ivor Lancellotti (Quando Essa Paixão Me Dominar), A Lua e o Conhaque, de Délcio Carvalho (Melancolia), entre outros. Em 2003, lançou Áurea Martins, seu primeiro CD.
Caos 
SP - 2010 - 15 Min 
Direção: Fábio Baldo
Um homem recebe o chamado do sol
A Amiga Americana 
CE -  2009 19 Min 
Direção: Ivo Lopes Araujo e Ricardo Pretti
Paris conhece Thais.
A Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro - Ascine-RJ - realiza  todos os anos parcerias com alguns dos principais festivais do Rio de janeiro, Mostra do Filme Livre, Curta Cinema, Visões periféricas e etc ...
Essa parceria é chamada de Circuito Cineclubista Fluminense que normalmente é restrita aos cineclubes filiados a Associação, porem, assim como na edição anterior, a ASCINE-RJ abre sua parceria com a Mostra para os Cineclubes recem implantados pelo Cine Mais Cultura, no ano passado as sessões se espalharam pelo interior e ate fora do Estado (Espírito Santo).  Este ano a Mostra esta maior, abrigando mais espaços e nossa parceria acompanha, estendendo a todos os Cineclubes que participaram das últimas Oficinas do Cine Mais Cultura.
O objetivo dessa atividade é proporcionar a todos os novos cineclubes do Cine Mais Cultura. uma experiência pratica de atuação colaborativa em rede . Essa é apenas uma das ações que realizaremos durante este ano.
--
MACONDO CINECLUBE
Sempre às Terças 20h
Boteco do Rosário - Rua do Rosário n 400
Entrada Franca
Santa Maria – RS 








Nenhum comentário:
Postar um comentário