segunda-feira, 14 de março de 2011

Macondo Cineclube na Mostra do Filme Livre 2011

10ª Mostra do Filme Livre / MFL 2011

Curando, mostrando e pensando Filmes Livres 

*A Mostra do Filme Livre, patrocinada pelo Banco do Brasil desde 2002 e considerado um dos eventos audiovisuais mais democráticos do Brasil, chega à sua décima edição em março de 2011 nos CCBBs do Rio de Janeiro e (pela primeira vez) em São Paulo  e chega também no Rio Grande Do Sul , a única cidade a receber esse material é Santa Maria através do Macondo Cineclube ( ala cineclubista do Macondo Coletivo ) dessa forma todo os curtas e docs estão disponíveis a outros cineclubes de Santa Maria e do estado , se você que tem cineclube tiver interesse nesse material é só nos contatar ( macondocineclube@gmail.com )

*Evento experimental, moldado a cada edição pelos filmes que exibe e pensa, a MFL é a pioneira na aceitação de filmes de todos os formatos, gêneros, anos e durações, assim como na exibição regular destes filmes conjuntamente na mesma sessão. Outro mote da MFL é o foco na exibição de filmes independentes, feitos sem apoio estatal.

Para 2011 está prevista a exibição de cerca de 300 filmes de todo o Brasil, O principal objetivo da MFL é a exibição de filmes livres e a multiplicação de olhares mais atentos ao que se tem feito audiovisualmente no mundo "agora".  Por isso exibe filmes feitos em todos os suportes (VHS, Beta, Minidv, HD, 35mm, 16mm, entre outros), formatos (curtas, médias e longas-metragens), de todos os gêneros (ficção, documentário, animação e experimental) e feitos em qualquer época. É um tipo de mostra única no Brasil, já que não faz restrições de espécie alguma com relação às obras a serem inscritas. E a cada ano a curadoria define os filmes que possuem maior diferencial para serem mostrados ao povo. A curadoria da MFL 2011 foi de Chico Serra, Gabriel Sanna, Guiwhi Santos, Juliano Gomes, Marcelo Ikeda e Raphael Fonseca. Com panoramas e retrospectivas.

Ao longo de seus 10 anos já foram homenageados na MFL os cineastas Fernando Spencer (PE), Eliseu Visconti, Luiz Rosemberg Filho, Andrea Tonacci (SP), Helena Ignez, Joel Pizzini e Sergio Ricardo, além de uma sessão especial do documentarista holandês Johan Van Der Kueken, em 2005. As produtoras, ações e/ou coletivos/movimentos já destacados foram: Mosquito (MG), PEPA, RAÇA Filmes, A Organização, Canibal Filmes(SC), Circuito ASCINE de Cineclubes (RJ), Feijoada ABDEC-RJ, Angu TV, CMI, Curta o Curta, Nem só o que anda é móvel (MG), A produtora (MG), Tv Morrinho, Paulo Halm, Plus Ultra, Lançamento do Guia dos Festivais, Godot Quincas, Philippe Barcinski (SP) Cinema de Poesia, Cavídeo, Arquivo Nacional, Cinema Sensível (PR), CTAV, Eduardo Nunes, Petter Baiestorf (SC), Cérbero, Camilo Cavalcante (PE)  e Nilson Primitivo.

Em 2011 a MFL fará uma grande retrospectiva com os destaques de todas as edições.

Até hoje a MFL exibiu 2.300 filmes para um público superior a 33.000 pessoas. Em 2011 a expectativa é atingir 8 mil pessoas nas sessões no Rio de Janeiro, São Paulo, nos cineclubes parceiros e nas atividades paralelas. Uma seleção, com cerca de 150 títulos, entre curtas e longas, será exibida nas salas de cinema e vídeo dos espaços que sediarão o evento. Outras informações, vídeos, fotos e toda a programação das edições anteriores estão no site www.mostralivre.com . Centenas de vídeos relativos também estão em nosso canal no YT em http://www.youtube.com/mostradofilmelivre .

A MFL é gratuita e faz parte do Fórum dos Festivais - www.forumdosfestivais.com.br
Parcerias:  Distribuidora Curta o Curta - www.curtaocurta.com.br , ASCINE-RJ e  FAIA - Festival de Atibaia - Internacional do Audiovisual - www.festivaldeatibaia.com.br


www.mostralivre.com


Programação do Macondo Cineclube na MFL 2011 

15 de março

Contagem
MG - 2010 - 18 Min

Direção: Gabriel Martins e Maurílio Martins


Um acontecimento, 4 pessoas e a cidade de Contagem.




 




Áurea
RJ - 2010 - 16 Min
Direção: Zeca Ferreira


Nascida no Rio de Janeiro, a cantora Áurea Martins iniciou sua carreira artística na década de 60. Ao longo desses anos, Áurea tem se apresentado em casas noturnas, participou de festivais e dos songbooks Tom Jobim (Se é Por Falta de Adeus) e Chico Buarque (Atrás da Porta), além de outros Cds, como Ivor Lancellotti (Quando Essa Paixão Me Dominar), A Lua e o Conhaque, de Délcio Carvalho (Melancolia), entre outros. Em 2003, lançou Áurea Martins, seu primeiro CD.













Caos
SP - 2010 - 15 Min
Direção: Fábio Baldo

Um homem recebe o chamado do sol


A Amiga Americana
CE -  2009 19 Min
Direção: Ivo Lopes Araujo e Ricardo Pretti

Paris conhece Thais.













A Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro - Ascine-RJ - realiza  todos os anos parcerias com alguns dos principais festivais do Rio de janeiro, Mostra do Filme Livre, Curta Cinema, Visões periféricas e etc ...
Essa parceria é chamada de Circuito Cineclubista Fluminense que normalmente é restrita aos cineclubes filiados a Associação, porem, assim como na edição anterior, a ASCINE-RJ abre sua parceria com a Mostra para os Cineclubes recem implantados pelo Cine Mais Cultura, no ano passado as sessões se espalharam pelo interior e ate fora do Estado (Espírito Santo).  Este ano a Mostra esta maior, abrigando mais espaços e nossa parceria acompanha, estendendo a todos os Cineclubes que participaram das últimas Oficinas do Cine Mais Cultura.

O objetivo dessa atividade é proporcionar a todos os novos cineclubes do Cine Mais Cultura. uma experiência pratica de atuação colaborativa em rede . Essa é apenas uma das ações que realizaremos durante este ano.


--

MACONDO CINECLUBE
Sempre às Terças 20h
Boteco do Rosário - Rua do Rosário n 400
Entrada Franca




Santa Maria – RS 



Nenhum comentário:

Postar um comentário