domingo, 20 de março de 2011

Documentário “O Treze em 13” Será Lançado nesta Segunda - Feira

Lançamento do Documentário sobre o Museu Treze de Maio: O Treze em 13 Em Parceria com o Macondo Cineclube

Os alunos do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria, Franciele Rocha de Oliveira, Iana Meira Souza, e Alexon Messias da Rocha, estiveram presentes ao longo do ano de 2010 em atividades relacionadas ao Museu Treze de Maio. Esse contato teve inicio com as disciplinas de Prática do Historiador em Museu, História e Museu e Educação Patrimonial e Ensino de História, ministradas pelo professor Dr. André Luis Ramos Soares. O Trabalho desses alunos também contou com a orientação da Diretora do Museu Treze de Maio, Giane Vargas Escobar, Especialista em Museologia e Mestre em Patrimônio Cultural.
O Treze é um espaço comunitário que diariamente abre suas portas para apresentar a cultura Afro aos Santa-Marienses e para integrar etnias.

O Treze em 13, título do documentário, tem como proposta abordar a fundação e trajetória do Museu, contada na visão das pessoas que fazem parte desse espaço, que trabalham nele e que o constroem visando um meio de igualdade racial e formação cultural.
O Documentário será lançado nesta segunda-feira, dia 21 de Março, estando integrado na programação da III Semana Municipal da Mulher. O evento conta com apoio do Macondo Cineclube ( Ala Cineclubista do Macondo Coletivo), que faz parte do Clube de Cinema Fora do Eixo, composto pelos diversos cineclubes e agentes ligados ao audiovisual do Circuito Fora do Eixo.

A data de exibição do documentário também conta com uma particularidade, essa não foi escolhida ao acaso, pois se trata do Dia Internacional de Luta contra o Racismo, criado há 23 anos em decorrência do massacre ocorrido em 1960, em Shaperville, quando 68 negros sul-africanos foram brutalmente assassinados enquanto protestavam contra a chamada "Lei do Passe”.


O Treze em 13
Documentário 40 min 2011
Direção: Alexon Messias, Franciele Oliveira e Iana Meira
Produção Executiva:Rodrigo Ricordi e Marcelo Cabala – Macondo Coletivo
Coordenação do Projeto: Giane Vargas Escobar

Sinopse: O atual Museu Comunitário Treze de Maio iniciou sua História em 1903 como Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio, Clube Social fundado por negros e para negros. Após a decadência do clube em 1980 o espaço permaneceu abandonado, até que em 2001, integrantes do movimento negro da cidade juntamente com estudantes de Museologia - UNIFRA resolveram adotar o espaço com a proposta de recuperá-lo, revitalizá-lo e transformá-lo em Museu Comunitário. É a partir deste marco que O Treze em 13 mostrará a fundação e trajetória do primeiro Museu Afro-Brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul. Em O Treze em 13, você irá conferir os depoimentos, histórias e imagens daqueles que fazem parte deste espaço, que trabalham nele e que o dinamizam e o constroem diariamente como Museu Comunitário. Vai poder entender que Museu também é local de VIDA, PERSEVERANÇA, LIBERDADE, RESISTÊNCIA, RESGATE, DESAFIO e por fim, não menos importante: IDENTIDADE.

Exibição do documentário “O Treze em 13”
Realização: Museu Treze de Maio
 
Apoio: Macondo Coletivo e Macondo Cineclube
21 de março de 2011, segunda-feira – 
Dia Internacional de Luta contra o Racismo
18h - Entrada Franca
Local: Museu Treze de Maio – Rua Silva Jardim, 1407 Bairro Rosário
Contato: (55) 3226 6082 – (55) 96086790 – (55) 96162700


                                                  Texto: Luciele Rocha de Oliveira – Acadêmica do Curso de Jornalismo UFSM







Nenhum comentário:

Postar um comentário