terça-feira, 22 de março de 2011

Doc resgata memória do Museu Treze de Maio

A história do Museu Treze de Maio contada por pessoas que ajudaram a fundar e revitalizar o local. O documentário O Treze em 13, idealizado por alunos do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi apresentado nesta segunda-feira, dia 21, no Museu.
O vídeo foi produzido pelos acadêmicos de História Franciele Rocha de Oliveira, Iana Meira Souza e Alexon  Messias da Rocha que começaram o projeto por meio de disciplinas do curso que tratam de museu, história e educação patrimonial. 
No ato de lançamento, a diretora do Museu Treze de Maio, Giane Escobar, falou sobre o projeto e as parcerias que viabilizaram a realização do documentário como a UFSM e o Macondo Coletivo. A edição do doc foi de Kareka Ricordi, integrante do núcleo de Comunicação do Macondo Coletivo. Marcelo Cabala, da Comunicação e do Macondo Cineclube, também ajudou na produção do vídeo. 
O Treze em 13 aborda a importância do Museu como espaço de socialização, de atividades culturais e de valorização da cultura afro. Os depoimentos revelam o esforço da comunidade negra para manter o local. Fundadores e frequentadores do Museu aparecem no vídeo relatando o que o espaço representa em suas vidas. Atualmente, o Museu Treze de Maio abriga atividades desenvolvidas por grupos de coral, capoeira, dança, entre outras ações.

Do Macondo Coletivo, estiveram presentes no lançamento do documentário Alessandra Giovanella (foto), Marcelo Cabala, Silvana Dalmaso, Gabriela Belnhak e Luise Sherer.



Foto: Gabriela Belnhak

Mais fotos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário