segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Raros personagens no Cineclube e Mostra de Cinema na Cohab Fernando Ferrari


Raros personagens fazem os curtas do terceiro dia do Ciclo de fevereiro

Sólo el amor salvará el mundo, Marieta e Clínica são os curtas que serão exibidos nesta terça-feira, dia 22, no Boteco do Rosário, no último dia do Ciclo "Em fevereiro... Não tem carnaval...Mas curtas tem!" que iniciou no dia 08. Promovido pelo Macondo Cineclube em parceria com a TV OVO, através do projeto FOCU, o ciclo é focado nas temáticas de diversão e reflexão, sem deixar de pensar na qualidade estética.
O tema das produções desta terça-feira é raros personagens, como o mostrado por Clínica, curta realizado por Carolina Berger, que estará presente na exibicão. No documentário, o personagem Antonio Caró se dedica a restaurar bonecas em Buenos Aires. Em sua "clínica", representações de um tempo e de uma cidade que talvez não existam mais. Já Marieta foi rodado durante as oficinas do FOCU. A equipe da TV OVO que participou da produção também estará representada na sessão.

"Em fevereiro... Não tem carnaval...Mas curtas tem!"
Dia 03: Raros Personagens
22/02
20h, no Boteco do Rosário

Sólo el amor salvará el mundo (2009, 6’, vídeo), de Ricardo Almas
Um homem viaja pelas linhas de trem de Buenos Aires com seu bandoneón como única arma para transmitir a mais importante das mensagens: “Só o amor salvará o mundo”. Um vídeo artesanal e poético.


“Marieta” (Porto Alegre, 12’, documentário) Roteiro: Eleonora K. Spinato. Direção: Eleonora K. Spinato e Tiago Rodrigues.
Produzido durante Oficinas de Formação Audiovisual – FOCU – Pontao de Fomento Cultural

Marieta, moradora do Asilo Padre Cacique em Porto Alegre, extravasa feminilidade dançando e cantando com seus colares e roupas floridas. A cantora e dançarina da Radio Difusora e Cine Castelo , brinca com as palavras, joga com a memória restaurando o sentido do tempo vivido Em seu quarto, organizador das lembranças, tece sua teia que estende sobre a cama e alimenta o sono, os sonhos e a vida.

Clínica
(2010, 9’35”, Brasil-Argentina, color, DVCAM)
Direção: Carolina Berger
  

Sinopse

Inspirado na crônica “Taller de compustura de muñecas” de Roberto Arlt, Clínica conta a história de Antonio Caró, personagem solitário e um dos últimos representantes de seu ofício: restauração de bonecas.

Quarto trabalho autoral da artista audiovisual Carolina Berger, Clínica foi produzido como um exercício de construção de personagem, em Buenos Aires, em 2006, quando o curta teve sua primeira versão editada. Inspirado na crônica “Taller de compustura de muñecas” de Roberto Arlt, Clínica conta a história de Antonio Caró, personagem solitário e um dos últimos representantes de seu ofício: restauração de bonecas.
Clínica também está nos extras do DVD de Dias no tempo, média-metragem da autora lançado no ano passado.

O curta-metragem teve somente duas exibições até agora, ambas em 2010: na TVE, no programa TV Cine; e na Câmara vereadores,  solenidade, quando a artista audiovisual recebe o Troféu Sérgio de Assis Brasil.
A exibição de Clínica é a primeira em Santa Maria, já que a exibição na Câmara de Vereadores não foi anunciada oficialmente

Ficha técnica
Roteiro, produção e direção: Carolina Berger
Direção de fotografia: Jorge Flores

Câmera: Jorge Flores e Carolina Berger
Som direto: Carolina Berger
Edição e desenho de som: Carolina Berger
Edição: Carolina Berger
Personagem protagonista: Antonio Caró
Realizado em Maestria en Cine Documental – Universidad del Cine – AR –
2006 2007
Finalização em Santa Maria – Maio 2010 




Macondo Cineclube

Sempre às Terças 20 h
Boteco do Rosário - Rua do Rosário n 400
Entrada Franca


Últimas exibições da I Mostra de Cinema na COHAB Fernando Ferrari

A I Mostra de Cinema promovida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID História – chega a sua última exibição na COHAB Fernando Ferrari. Nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de fevereiro, os alunos do curso de história da UFSM levam à comunidade curta e longa-metragens de animação, ficção e documentários.

A mostra tem o apoio do Macondo Cineclube (ala cineclubista do Macondo Coletivo) que faz parte do Clube de Cinema Fora do Eixo, composto pelos diversos cineclubes e agentes ligados ao audiovisual do Circuito Fora do Eixo e também foi contemplado com um convênio direto junto ao projeto Cine Mais Cultura (MinC).

A frente audiovisual do Circuito Fora do Eixo vem investindo em inúmeras ações que envolvem distribuição, circulação, sustentabilidade e acesso. Entre outras coisas possui uma plataforma de distribuição de filmes a DF5 - Distribuidora de Filmes Fora do Eixo, que disponibiliza seu acervo para download e exibições não comerciais cineclubistas, divulgando também indicadores de público, o que contribui para o mapeamento das atividades realizadas em todo o país.

Destaque para a programação de quinta-feira. À tarde, no Centro Comunitário da COHAB, serão exibidos o curta animado Sorria, Você Está Sendo Filmado, de Eduardo Santos e o longa A noiva cadáver, animação de Tim Burton. À noite, na Praça Central da COHAB Fernando Ferrari, além do longa francês, Trem da Vida do diretor Radu Mihaileanu, vai ser exibido o curta-experimental-videoclipe-videoarte “No Doy Más”, música do homem-banda Rodrigo Gomez, também conhecido por “Proyecto Gomez”. O músico é inserido numa realidade cotidiana de letárgica hipnose, onde cenas captadas por câmeras pessoas compõem a estética visual do experimento. A obra foi concebida e executada ao longo de duas oficinas de produção audiovisual, coordenada pela diretora Carolina Berger, durante o Festival Macondo Circus, em novembro de 2010.

Ciclo de Cinema na COHAB Fernando Ferrari
Centro Comunitário / AC FF (Associação Comunitária Fernando Ferrari)
Rua Luiz Petry ( Sem Nùmero )
Praça Central da COHAB Fernando Ferrari
23 e 24 de Fevereiro

http://va.mu/91

Nenhum comentário:

Postar um comentário