quinta-feira, 31 de março de 2011

Mês de abril no Macondo Cineclube - Mostra do Filme Livre 2011

 

A Mostra do Filme Livre, patrocinada pelo Banco do Brasil desde 2002, chega a sua décima edição em março de 2011 nos Centros Culturais do BB (CCBBs) do Rio de Janeiro e em São Paulo, pela primeira vez. Santa Maria foi a única cidade do Rio Grande do Sul a receber os filmes da Mostra através do Macondo Cineclube ( frente cineclubista do Macondo Coletivo ). Outros cineclubes da cidade e do Estado que tiverem interesse no material podem entrar em contato pelo email macondocineclube@gmail.com.

Evento experimental, moldado a cada edição pelos filmes que exibe e pensa, a MFL é a pioneira na aceitação de filmes de todos os formatos, gêneros, anos e durações, assim como na exibição regular destes filmes conjuntamente na mesma sessão. Outro mote da MFL é o foco na exibição de filmes independentes, feitos sem apoio estatal.

A MFL é gratuita e faz parte do Fórum dos Festivais - www.forumdosfestivais.com.br
Parcerias:  Distribuidora Curta o Curta - www.curtaocurta.com.br , ASCINE-RJ e  FAIA - Festival de Atibaia - Internacional do Audiovisual - www.festivaldeatibaia.com.br

No mês de abril a mostra continua com mais quatro sessões:


05/04
 
Home Video
SP - 2010 - 18min 
Direção - Lucas Rached

Todos os dias, dezenas de novos imigrantes chegam à cidade de São Paulo. Cada qual tem sua história e um motivo diferente para ter deixado tudo para trás. Provenientes dos mais diversos países, eles chegam em busca de uma oportunidade para recomeçar suas vidas. A Casa do Migrante acolhe estas pessoas sem condições econômicas e sem família na cidade de São Paulo. Pensado e filmado junto com os próprios moradores da Casa do Migrante. HomeVideo é um filme que mostra a reflexão sobre o olhar do migrante sobre sua própria condição e sobre o papel da Casa na trajetória de suas vidas.




Visita
PR - 2010 - 7min 
Direção: Tamíris Spinelli

Registro pessoal de uma visita familiar.



12/04

98001075056
SP - 2009 - 3min 
Direção: Felipe Barros

Guardados nos corpos dos nossos velhos (memória, ancestralidade e identidade).




Ruído Negro
RJ - 2009 - 15min 
Direção: Vladimir Seixas

Fragmentos da vida de três mulheres descendentes de escravos.




A Dama do Peixoto
RJ - 2010 - 12min  

Direção: Douglas Soares e Allan Ribeiro

Ela está aqui, está ali, e os invisíveis são os outros.

Uma mulher de rua que carrega uma mala como se fosse uma aeromoça, se aprontava como se fosse modelo, sem teto, sem lar.
 

19/04 

El Chiavo A Baco
ES -  2009 - 20min
 

Direção: Gui Castor
Gabriela Vivas é uma transexual equatoriana que abandonou suas raizes para se entregar a prostituição. Hoje, aos 46 anos, passa por uma crise emocional que lhe impulsa buscar uma mudança em sua vida. Documentário que mostra através de Gabriela que o sacrificio de muitas pessoas para seguir seu caminho é a solidão.
Murmúrio da Vida  
SP - 2009 - 3min
 

Direção: Felipe Pereira Barros 

A pílula que é uma pérola. Dois minutos e meio é o tempo necessário para refletir sobre a brevidade da vida. As ondas do mar, um relógio, rugas e a pele que urge por acnes. Duas das três idades do homem fitam a câmera. Um barco nos faz lembrar do inevitável processo de definhar.




26/04
Eu, Turista  
CE - 2010 - 18min 

Direção: Guto Parente

Um par de olhos já não basta.
 

Projeto Silêncio  
SP - 2010 - 14min
 

Direção: Bruno Caticha

Um técnico de som amador, cansado dos ruídos com que lida diariamente, fica obcecado pela idéia de gravar o silêncio.
 


MACONDO CINECLUBE
Sempre às Terças - 20h
Boteco do Rosário - Rua do Rosário, nº 400
Entrada Franca 

Santa Maria – RS






55 8403 0127 - Alessandra Giovanella 
55 9121 8531 - Francine Nunes
55 9121 7445 - Marcelo Da Silva "Cabala" 
55 9618 3969 - Silvana Dalmaso








Um comentário:

  1. Ois!acabo de saber mais sobre o 'boteco' - tudo de bom pra se ver o filme e bater um papo sobre cinema! E com cardápio árabe! Perfeito!
    O Cineclube Cultura Jorge Comassetto, do Centro Regional de Cultura Rio Pardo, em breve estará recebendo o acervo da MFL, e vamos estar juntos nessa parceria da cultura do cinema de e para tod@s!
    Parabéns pelo trabalho da Equipe Macondo Cineclube! Vale, Marcelo!!
    Dariane Labres - Curadoria Cineclube Cultura JC

    ResponderExcluir