domingo, 1 de maio de 2011

Mostra Cineclubinho na Feira do Livro de SM


O Macondo Cineclube, em parceria com o SESC, Cineclube Lanterninha Aurélio e Museu Treze de Maio, participa da Mostra Cineclubinho que começa nesta segunda-feira, dia 02 de maio, na Feira do Livro de Santa Maria. Os curtas infantis são da Programadora Brasil e do Cineclube Lanterninha Aurélio ( CESMA ). As sessões gratuitas vão ocorrer nos dias 02, 04, 09, 11 e 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho, em três horários diferentes: 14h30, 15h30 e 16h30.

Os curtas que serão exibidos na Mostra:

Tem Um Dragão No Meu Baú
Animação / 2 min / 2005 / RJ
Direção: Rosaria

É a história de uma menina que tem um dragão no baú dela.





A bruxinha Lili
Animação / 5 min / 2008 / BA
Direção: Leonardo Copello

Era uma vez uma bruxinha muito, muuuito, mas muuuuito curiosa mesmo! Lili é uma criança feliz, ávida por descobrir os "porquês" de tudo.

Bartô
Animação / 7 min / 2006 / GO
Direção: Luiz Botosso e Thiago Veiga

Depois de finalmente encontrar uma árvore que lhe fornece sombra, o bode Bartô tem de encarar um lenhador decidido a cortá-la.

Calango!
Animação / 8 min / 2007 / DF
Direção: Alê Camargo

Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição... Mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina.

Docinhos
Animação / 8 min / 2002 / RS
Direção: Frederico Pinto e José Maia

Balões, apitos e línguas-de-sogra. Por trás de tudo isso, uma história de amor impossível entre dois doces de aniversário.

Gilda e Gilberto
Animação / 8 min / 2003 / SP
Direção: Érica Valle

Gilda, uma águia criada entre galinhas, acredita ser uma delas e se esforça para se comportar como tal. Apreensiva e cheia de medos, Gilda é incentivada por seu amigo, o pintinho intelectual Gilberto, a descobrir sua verdadeira identidade.

O veado e a onça
Animação / 13 min / 2006 / SP
Direção: Raquel Pedreira

Para ter um pouco de sossego, um veado resolve construir uma casa. Mas a onça pintada teve a mesma idéia e decide que aquela vai ser a sua morada. Uma história do folclore brasileiro que fala sobre a dificuldade do convívio entre inimigos.

O vento
Animação / 4 min / 2007 / RJ
Direção: Pedro Pazelli

Por causa do vento, uma menina perde seu chapéu, um menino sua pipa e uma idosa seu xale. No reencontro com seus objetos, surge uma boa amizade.

A Traça Teca
Animação / 8 min / 2002 / SP
Direção: Diego Doimo

A história da pequena traça Teca e de seu ácaro de estimação Tuti.

Albertinho
Animação / 12 min/ 2006 / ES
Direção: Núcleo Animazul

A história de um menino que sonha em voar. Homenagem a Alberto Santos Dumont e ao centenário do vôo do 14Bis.

Cuidando, dá linha
Animação / 7 min / 1997 / SP
Direção: Wilson Lazaretti

Crianças de 11 cidades de 3 estados comentam a depredação e conservação dos orelhões.

Mitos do mondo: por que o canguru salta em duas patas
Animação / 11 min / 2004 / RJ
Direção: Andrés Lieban

Baseado numa lenda aborígine australiana, as crianças vão saber porque o canguru salta em duas patas, além de aprender que ele se chama Bora e de conhecer as canções, os instrumentos e a pintura corporal usada por esse povo.

Para Chegar Até a Lua
Animação / 10 min / 2005 / SP
Direção: José Guilhermo Hiertz

Jaime, uma mosca-das-frutas, nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência


Em nome da lei
Animação / 4 min / 1986 / RJ
Direção: Rodrigo Guimarães

Panorama sobre o autoritarismo e a opressão, através de três personagens que se movimentam em sincronismo com a trilha musical. Realizado com grafite e papel, colorido com aquarela.

O Músico e o cavalo
Animação / 5 min / 1986 / RJ
Direção: Telmo Carvalho

Este filme mostra, através do encontro entre um sanfoneiro de rua e um cavalo amestrado de circo, ambos vítimas de situações adversas e difíceis, a amizade e a solidariedade.

Tem boi no trilho
Animação / 6 min / 1986 / RJ
Direção: Marcos Magalhães

Um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O Vaqueiro, ao perseguir o boizinho, acaba levando-o de encontro à locomotiva. O que parecia ser um trágico desastre, porém, cede lugar a um final inesperado.

Portinholas
Animação / 7 min / 2003 / ES
Direção: 150 alunos da rede municipal de ensino de fundamental de Vitória - ES

Maria Luiza, uma adolescente de 14 anos, descobre no livre "Portinholas" e nos quadros de Portinari o encantamento da vida e do mundo da arte.

As coisas que moram nas coisas
Ficção / 14 min / 2006 / SP
Direção: Bel Bechara e Sandro Serpa

Enquanto acompanham seus pais, catadores de lixo, três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade, inventando brincadeiras e pontos de vista.

Cada um com seu cada qual
Ficção / 15 min / 2006 / RJ
Direção: Flavia Castro

Camila, uma menina de 8 anos, vê uma caixa de papelão cair de um “burro sem rabo” e tenta devolvê-la a seu dono – um catador de papel. O homem lhe dá de presente a velha caixa. Ao chegar em casa, Camila encontra uma câmera na caixa – e então começa sua aventura.

Na pista do apito
Ficção / 13 min / 2008 / SP
Direção: Daniel Chaia

Felipe vive um dia de aventuras na cidade grande em busca de um amolador para afiar a tesoura de sua mãe. Na procura, ele conhece o engraxate Beto e a menina Leila – juntos, os três superam obstáculos e fazem importantes descobertas.

O sapo
Ficção / 18 min / 2006 / RJ
Direção: Adolfo Sarkis

Para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá de viver um papel muito curioso.

Tratado de Liligrafia
Ficção / 14 min / 2008 / RS
Direção: Frederico Pinto

Os pais de Lili vão viajar, e ela tem de ficar com o avô e a empregada. Para distrair a neta, o avô cria um jogo que envolve poesias e tarefas, inspiradas no mundo de Mario Quintana. Os dois começam a brincar, mas o avô passa mal. Lili, então, assume o comando da brincadeira.

Caçadores de Saci
Ficção / 13 min / 2005 / BA
Direção: Sofia Federico

A chacará da pacata família de Onofre vem sendo assombrada por saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela,entre outros estranhos acontecimentos. Para resgatar a tranquilidade da casa, Onofre resolve contratar os serviços de Valdevino, o maior caçador de sacis do sertão.

Dona Cristina Perdeu a Memória
Ficção / 13 min / 2002 / RS
Direção: Ana Luiza Azevedo

Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.

Maré Capoeira
Ficção / 15 min / 2005 / RJ
Direção: Paola Leblanc

Maré é o apelido de João, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. O curta mistura ficção e documentário para contar uma pequena história de amor e guerra.

Paisagem de Meninos
Ficção / 25 min / 2003 / PR
Direção: Fernando Severo

Numa cidade do interior do Brasil, nos anos 30, cinco meninos tentam superar um grande obstáculo que pode impedi-los de assistir ao último capítulo de um seriado de aventuras, Haroldo, o Homem Relâmpago, ansiosamente aguardado durante semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário