segunda-feira, 30 de maio de 2011

Personagens da cidade no Macondo Cineclube

O Ciclo Produções santa-marienses tem continuidade nesta terça-feira, dia 31 de maio, no Macondo Cineclube. Serão exibidos os curtas "Das Quinzenas às Coisinhas", de Renan Nunes Paz e Simone Lira da Silva, e "Cidade Cheia", de Rafael Berlezi. A urbanidade, a cidade e seus sobreviventes são retratados de diferentes formas nestas duas produções de Santa Maria.
O documentário “Das quinzenas às Coisinhas" mostra o cotidiano de trabalhadores da ASMAR (Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis, de Santa Maria). O filme se propõe a explorar o significado ou a visão que estes recicladores tem sobre o trabalho que realizam. O projeto foi realizado por alunos dos cursos de Ciências Sociais e Desenho Industrial da UFSM. Em 2008, no 7° Santa Maria Vídeo e Cinema, recebeu o Prêmio CESMA - troféu Lanterninha Aurélio em reconhecimento a temática social e desenvolvimento humano.
Com uma linguagem completamente diferente, o documentário experimental ou doc-art "Cidade Cheia" é fruto de uma pesquisa realizada com dois moradores de rua de Santa Maria. Flavio e Bernardo dão seus depoimentos sob um jogo visual que intensifica os pensamentos e filosofias dos dois personagens que vivem em uma cidade que pode ser qualquer uma. A sessão do Macondo Cineclube tem início às 19h.
Na semana passada, o Cineclube apresentou os curtas “Veloz”, dirigido por Felipe Iop Capeleto e Marcos Borba, e “Primeira Quadra”, documentário de Marcos Borba.

Ciclo Produções santa-marienses
Terça-feira, dia 31 de maio
Das Quinzenas às Coisinhas
Documentário, 18min, Brasil, 2007
Direção: Renan Nunes Paz e Simone Lira da Silva

Cidade cheia
Doc-art, 7min, Brasil,2009
Direção: Rafael Berlezi

A partir das 19h, no Boteco do Rosário (rua do Rosário, número 400)

Nenhum comentário:

Postar um comentário