domingo, 5 de junho de 2011

#tudoaomesmotempoagora no Ciclo de junho



Ciclo #tudoaomesmotempoagora

Documentários do acervo da Programadora Brasil
+
Lançamento documentário sobre a Marcha da Liberdade
+
Lançamento nacional do filme ‘Cartão Postal’ + clipe ‘Rua Augusta’

No mês de junho, o Macondo Cineclube comemora o fato de ter recebido alguns filmes da Programadora Brasil, projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Através do convênio com o Programa Cine Mais Cultura, diversos pontos de exibição não comerciais espalhados pelo Brasil podem ter acesso a 214 programas de curtas, médias e longas-metragens que corroboram o objetivo de propiciar o encontro do público com a produção nacional. Conheça o conteúdo do programa em http://www.programadorabrasil.org.br/.
Além de um ciclo dedicado à exibição de documentários da PB, realizaremos dois lançamentos de filmes. O primeiro será no dia 14, com a exibição do vídeo sobre a Marcha da Liberdade que ocorreu em 28 de maio na cidade de São Paulo. Três integrantes do Macondo Coletivo participaram da Imersão do Clube de Cinema Fora do Eixo na Casa Fora do Eixo São Paulo e da cobertura da marcha que reuniu cerca de 5 mil pessoas na Avenida Paulista. No dia 18 ocorrerão outras diversas marchas em várias cidades do país, inclusive em Santa Maria. Saiba mais acessando http://www.marchadaliberdade.org/.
Já no dia 15 haverá o lançamento do filme Cartão Postal, de Josinaldo Medeiros e Wagner Novais e do clipe Rua Augusta, do rapper Emicida. Excepcionalmente, essa sessão será feita no espaço do Museu 13 de Maio (Rua Silva Jardim, 1407), às 19h. O longa está sendo distribuído pela Df5, distribuidora de Filmes do Fora do Eixo e com lançamento integrado envolvendo cerca de 20 cineclubes que fazem parte da rede.

Dia 07 de junho

Ação e dispersão, de Cezar Migliorin
RJ, 2003, Documentário, Colorido, 5 min. 
Sinopse: Brasil, México, Estados Unidos e Portugal. Um homem em uma jornada solitária, com sua câmera, filmando todo transporte que utiliza, todo lugar que dorme e tudo o que come. Sua única regra é nunca passar duas noites na mesma cidade até o dinheiro acabar.

 
Por Gentileza, de Dado Amaral
RJ, 2002, Documentário, Colorido, 14 min.

Sinopse: O filme documenta a experiência do diretor que incorpora seu personagem, o Profeta Gentileza, e sai à rua para interagir com as pessoas. Marcante personagem da cidade do Rio de Janeiro, o Profeta Gentileza atuava no “lado B” da cidade, pregando que “Gentileza gera gentileza”.


Dia 14 de junho

Lançamento de documentário sobre a Marcha da Liberdade.
Produção: Clube de Cinema FDE
Sinopse: Documentário produzido pelo Clube de Cinema Fora do Eixo. Durante 5 dias integrantes da frente de audiovisual da rede de Coletivos FDE reúnem-se em São Paulo para discutir e pensar novas alternativas para produção independente. No meio do processo acontece a Marcha da Liberdade. Realizadores de coletivos de todo o Brasil, das mais diferentes realidades, se juntam e registram, em duplas, com diferentes olhares, o evento. Com 8 câmeras, 21 integrantes do Clube de Cinema Fora Eixo lançam um olhar contemporâneo para uma manifestação de liberdade que junta 5 mil pessoas e muitas bandeiras nas ruas de São Paulo. São Paulo, 28 de Maio, 2011


Dia 15 de junho

Lançamentos
Cartão Postal (RJ, 58 min, 2011), de Josinaldo Medeiros e Wagner Novais
Clipe “Rua Augusta” (3’58”), do rapper Emicida.


Sinopse: O Rio de Janeiro inquieto e multifacetado. Uma outra cidade que passa despercebida aos olhos dos turistas. Cartão Postal traduz o passado, presente e futuro dos jovens que convivem com a violência e o tráfico de drogas, através da história do morador da favela, Beiço. O filme será distribuído pela Df5, distribuidora de Filmes do Fora do Eixo, e terá lançamento integrado envolvendo cerca de 15 cineclubes que fazem parte da rede.

Dia 21 de junho

Paola, de Eduardo Chaves
PB, 2004, Documentário, Colorido, 18 min.

Sinopse: José Bento dos Santos é um jovem que vive num povoado rural de 1.800 habitantes, com um dos piores Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Lá é conhecido como Paola. Nas palavras da agricultora Sonia, sua vizinha, o que Paola tem de diferente dos outros habitantes da cidade é que “ele só conversa coisa de mulher”.

A linguagem da persuasão, de Joaquim Pedro de Andrade
RJ, 1970, Documentário, Colorido, 11 min.

Sinopse: Filme originalmente encomendado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac) sobre a função dos meios de comunicação como forma de aperfeiçoamento profissional. O documentário subverte o seu objetivo inicial e propõe uma reflexão crítica sobre a sociedade brasileira dos anos 1970.

Dia 28 de junho

Profetas da chuva e da esperança, de Marcia Paraiso
SC, 2007, Documentário, Colorido, 15 min.

Sinopse: Desde o princípio do Homem, se busca uma forma de olhar e reconhecer os sinais da natureza. No mundo contemporâneo, essa capacidade se perdeu. No sertão do Ceará, homens conhecidos como Profetas da Chuva traduzem previsões em esperança.

Defina-se, de Kelly Regina Alves
SP, 2002, Documentário, Colorido, 4 min.

Sinopse: Manifesto audiovisual sobre a trajetória dos negros no Brasil, da senzala à periferia da cidade grande. Defina-se.

As sessões do Cineclube ocorrem a partir das 19h, no Boteco do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário