quinta-feira, 5 de maio de 2011

Noite literária e cineclube



Fernando Pessoa, Mário Quintana, Waly Salomão, Afonso Romano de S'Antanna, Hilda Hilst, Eduardo Galeano, Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda e Lucienne Samôr foram alguns dos autores lidos na noite "A literatura que toca", que ocorreu na terça-feira, no Boteco do Rosário. Escritores, professores e integrantes da Prévôté Espaço Psicanalístico fizeram a leitura de textos, que foi intercalada com interpretações ao violão de músicas dos também poetas João Miguel Wisnik, Chico Buarque e Caetano Veloso.




O Poeta do Castelo - A noite literária foi aberta com a exibição do curta "O Poeta do Castelo", de 1959, de Joaquim Pedro de Andrade. O documentário é baseado em versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, que acompanham gestos banais de sua rotina no apartamento em que morava no Rio de Janeiro. O curta mostra a modéstia de seu lar, a solidão, a produção na máquina de escrever, o encontro provocado por um telefonema e o passeio matinal pelas ruas de seu bairro.



O evento foi organizado pelo Macondo Cineclube com apoio do Boteco do Rosário, Prévôté, Circuito Elétrico e Fora do Eixo Letras.

A lábia da cidade

Na próxima terça-feira, dia 10 de maio, o evento "Da cidade sua própria lábia" ocorre com proposta de mostrar as produções de artistas locais que irão fazer a leitura de seus textos. O público está convidado a trazer seus poemas e escritos para serem compartilhados. Também serão exibidos videopoemas locais e o curta Assaltaram a Gramática (RJ, 1983). A atividade também vai ocorrer no Boteco do Rosário a partir das 21h. A entrada é franca.

( Texto e Fotos: Silvana Dalmaso )
Mais Fotos Aqui 



Da cidade sua própria lábia
Leitura de textos locais por autores locais. Exibição do videopoema Do Chão ao Corpo, de Elias Maroso, Daniel Retamoso Palma e Gabriel Araújo, dos videopoemas do projeto "só por um mar sem orla", de Talita Tibola, e do curta Assaltaram a Gramática.
Local: Boteco do Rosário (rua do Rosário, 400)
Horário: 21h
Entrada Franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário