domingo, 11 de setembro de 2011

As fronteiras latinas no Ciclo "Continentes"


No clima da 8ª Bienal do Mercosul, aberta na última sexta-feira com extensa programação também em Santa Maria, através da Sala Dobradiça, o Macondo Cineclube realiza o ciclo "Continentes", que começa nesta terça-feira, dia 13. A partir das 19h30, no Boteco do Rosário, serão exibidos os curtas "Jesareko", do Paraguai, e "Ribeiras", da Argentina.

Ciclo Continentes

13/09/2011

JESAREKO 

RAI Revolución Audiovisual Independiente
Direção: Gerardo Jara
Produção: Sady Barrios
Roteiro: Gerardo Jara y Zubia Asad sobre una idea original de Marcelo Sandoval
Sinopse: As portas de “Ita Enramada” e “Pilcomayo” estão localizados em ambas as costas do rio Paraguay, embora estejam em países diferentes, a vida de seus habitantes é muito semelhante em vários aspectos. Através da conta de seus protagonistas, um paraguaio, um morador humilde da zona portuária, que atravessa o cotidiano das fronteiras, o que torna a venda de minutos, e por outro lado, um estivador argentino profissional que trabalha duro dia após dia na costa; entrar numa discussão sobre a diversidade ea comunidade de vida na fronteira. Este documentário observa o rio como a convergência e expõe as contradições e os conflitos criados por divisões políticas impostas, as diferenças e semelhanças entre a vida destas aldeias separadas e unidas por um rio.

 

RIBEIRAS

Dirección de Cine y Espacio Audiovisual del Instituto de Cultura de Chaco. Argentina
Direção: Arturo Fabiani
Produção: Alejandra Muñoz
Roteiro: Arturo Fabiani y Alejandra Muñoz
Sinopse: O documentário Riberas conta a história de fronteira entre o Departamento de Bermejo, em Chaco, Argentina e Ñeembucú Departamento da República do Paraguai. O comércio constante, os resultados da identidade cultural e humano em uma mistura de tradições, que pode ser tão confusa quanto enriquecedora. O Rio Paraguay constitui uma fronteira natural entre os dois países, que neste caso não se divide, se não aderir.
 
 
No dia 20, feriado, não haverá sessão. O Ciclo "Continentes" retorna no dia 27 exibição de filmes escolhidos pelo grupo Planta Alta, do Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário