domingo, 25 de setembro de 2011

Documentário paraguaio na sessão do Cineclube

A integração Brasil/Paraguai, que já vem ocorrendo desde o dia 15 de setembro - quando inaugurou a exposição Lo que llegó, do grupo paraguaio Planta Alta, no Espaço Recombinante da Sala Dobradiça dentro da programação da 8ª Bienal do Mercosul - se intensifica nessa semana com dois eventos no Boteco do Rosário. Nesta terça-feira, dia 27 de setembro, tem apresentação do filme paraguaio "Frankfourt" na sessão do Macondo Cineclube. A exibição do documentário do diretor Ramiro Gómez, que mostra um time de futebol rural e suas expectativas durante a Copa do Mundo de 2006, será às 19h, no Boteco do Rosário. Após a sessão, os artistas do Planta Alta, Laura Mandelik e Wolfgang Krauch apresentarão um clipe feito no Paraguai e seguirão na discotecagem da noite com rock paraguaio.

Observatório Poéticas Visuais FdE
Sala Dobradiça e Planta Alta - Projeto Continentes - 8ª Bienal do Mercosul
Data: 27/09
Horário: 17h
Local: Boteco do Rosário


Antes da sessão, às 17h, também no Boteco, haverá o Observatório Poéticas Visuais Fora do Eixo com participação de integrantes da Sala Dobradiça e do grupo Planta Alta. O observatório FdE é um dos principais projetos de formação do Circuito Fora do Eixo e objetiva a ampliação e qualificação do conhecimento da rede e seus agentes. Realizando encontros presenciais e debates transmitidos pela internet, o projeto serve como plataforma niveladora de conteúdo e provocadora de discussões pertinentes ao desenvolvimento de ações coletivas, colaborativas e concebidas em rede. Nesta edição, a frente de Poéticas Visuais do Circuito apresenta seu primeiro Observatório. Integrantes dos grupos Planta Alta e Sala Dobradiça irão falar sobre suas experiências de trabalho em rede na construção da programação para a 8ª Bienal do Mercosul. O debate é aberto ao público e será transmido pela internet no Canal Observatório FdE.


Macondo Cineclube
Ciclo Continentes
27/09
19h, no Boteco do Rosário

Frankfourt (documentário, 61 minutos, de Assunção, Paraguai)
Direção: Ramiro Gómez
Sinopse: Como ocurría en su ópera prima Tierra roja, el gran protagonista del segundo largometraje de Ramiro Gómez no es otro que el Paraguay. Oblicuo, el título hace referencia a la ciudad alemana en la que el seleccionado guaraní quedóeliminado del último campeonato mundial de fútbol, en 2006. Gómez lleva su cámara al interior del país, donde los jugadores de una liga campesina siguen con fervor el fugaz paso de su equipo (que había despertado grandes ilusiones durante las eliminatorias pero volvió a casa tras dos derrotas consecutivas ante Inglaterra y Suecia, y el flaco consuelo de un triunfo ante Trinidad y Tobago) por la fiesta máxima del deporte. Siempre a distancia respetuosa, sin intervenir, espectador de los espectadores, Gómez deja que el contraste entre sus imágenes y las que devuelve el pequeño televisor instalado sobre un armario se haga evidente por sí solo. Y que, mientras sus campesinos juegan a las cartas, preparan la comida y, claro, corren atrás de la pelota, se deje ver el material de que están hechas la identidad y las pasiones de un pueblo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário